As melhores do Rock e Metal em 2017
Postado em 11 de dezembro de 2017 @ 08:24 | 412 views


A playlist Heavy Talk Radio, aproveitando que chegamos ao último mês do ano, traz em dezembro as 30 melhores músicas de rock e metal lançadas em 2017!

Caso você ainda não saiba, temos uma playlist no spotify chamada Heavy Talk Radio que você pode seguir clicando aqui. Todos os meses nós renovamos a lista com 30 canções de 30 diferentes artistas. O objetivo da playlist é mostrar a você músicas que você talvez não conheça de bandas que você talvez não conheça. As que gostar, roube para as suas playlists pessoais.

Como estamos encerrando 2017, a lista deste mês conta com os melhores lançamentos do ano. Confira:

 

1. Ego Kill Talent – Sublimated

Cativante desde o riff da introdução, a música é um dos destaques do disco de estreia do Ego Kill Talent (assista a entrevista com eles clicando aqui). O Ego Kill Talent é uma supergrupo formado por músicos experientes como Jean Dolabella (ex-Sepultura) e Jonathan Corrêa (Reação em Cadeia). O disco como um todo, batizado com o mesmo nome da banda, é um dos melhores lançamentos do ano.

 

2. Dorothy – Down To The Botton

Dorothy é uma banda formada pela cantora Dorothy Martin em 2014. Uma grande revelação que deve fazer muito barulho no próximo ano, traz uma mistura de hard rock, country e blues. O primeiro disco chama-se ROCKISDEAD e foi lançado em 2016. Este ano, o single Down To The Botton manteve a qualidade já mostrada no disco do anos passado.

 

3. Slipknot – Psychosocial (Day Of The Gusano)

Embora o último disco de estúdio do Slipknot seja de três anos atrás, em outubro de 2017 o noneto (sim, essa é uma palavra que existe) lançou o CD e DVD ao vivo Day Of The Gusano, gravado no KnotFest no México. Um dos grandes destaques (principalmente no DVD, pela grandeza visual) é o clássico Psychosocial.

 

 

4. The Winery Dogs – Oblivion (Live in Santiago)

Outro lançamento ao vivo que deve ser mencionado é o ao vivo em Santiago do The Winry Dogs. A banda é um supergrupo (muito super, por sinal) formado pelos incríveis Richie Kotzen, Mike Portnoy e Billy Sheehan. A música pertence ao álbum Hot Streak, de 2015, e é tão complexa quanto linda. Sua perfeita execução no ao vivo garante a vaga na nossa lista de melhores do ano

 

5. Linkin Park – Talking To Myself

Talking To Myself é um dos grandes destaques do último álbum do Linkin Park na voz de Chester Bennington. Com a tragédia do suicídio de Chester, o futuro da banda é incerto. Essa música foi apresentada ao mundo pela primeira vez no Maximus Festival em Buenos Aires e São Paulo (que nós cobrimos e você pode ver aqui), meses antes do lançamento do disco.

 

6. Forte Norte – Tiro Sem Arma

A banda formada na zona norte de São Paulo chamava-se Vallente e trocou de nome recentemente. Sob o novo nome, lançou em 2016 o excelente single Canhão e, este ano, o EP Overdose de Si com cinco faixas.

 

 

7. Royal Blood – Lights Out

O Royal Blood ganhou grande notoriedade no Brasil após a excelente apresentação da dupla britânica no Rock In Rio 2015. Esse ano lançou o disco How Did We Get So Dark?, do qual destacamos a faixa Lights Out.

 

 

8. Scalene – Distopia

A Scalene ganhou um grande espaço após a participação no programa Superstar, da Rede Globo, onde terminou como vice-campeã. Lançou em 2017 seu quarto álbum de estúdio, Magnetite. A faixa Distopia é uma bela crítica à atual situação do Brasil.

 

 

 9. Queens Of The Stoen Age – The Way We Used To Do

Em mais um excelente disco (embora eu seja suspeito pra falar deles), o Queens Of The Stone Age está ficando cada vez mais quente no mercado. Em 2018 os fãs brasileiros terão a oportunidade de assistir ao grupo junto com o Foo Fighters e entoar um já considerado hino da banda, The Way We Used To Do.

 

 

10. Decades – The Right Mistake

O Decades é uma banda pouco conhecida da Nova Zelândia fundada em 2009. As informações a respeito da banda que se encontram na internet são bastante escassas (incluindo as letras das canções). Em 2013, lançou o EP Music Is Boring através de uma campanha de crowdfunding e, em 2017, o álbum de estreia The Truth and Other People, com a viciante música Right Mistake (provavelmente a que eu ouvi mais vezes no ano).

 

11. Edguy – Wrestle The Devil

Também teremos bandas clássicas na playlist! O Edguy oscila entre o hard rock e o metal melódico. Em uma pegada bem hard, Wrestle The Devil representa bastante a faceta animada e agitada do grupo de Tobias Sammet. A faixa faz parte do disco Monuments, lançado esse ano.

 

 

12. Stone Sour – Song #3

Ser bem sucedido com uma banda é algo que acontece na proporção de 1 para 10 mil. O que falar de Corey Taylor que consegue fazer isso duas vezes? O Stone Sour tem ganhado seu espaço, cada vez mais deixando de ser retratada como “a outra banda do cara do Slipknot“. Hydrograd é mais um disco muito bom da banda e traz a música Song #3, que também possui um videoclipe que ganhou grande destaque mundial.

 

13. Rise Against – Welcome To The Breakdown

Um dos grandes nomes do post-hc, o Rise Against esse ano visitou o Brasil no Maximus Festival pouco antes do lançamento do disco Wolves. A música Welcome To The Breakdown foi uma das escolhidas como single do CD.

 

 

14. Far From Alaska – Cobra

Uma das bandas do atual cenário brasileiro que eu lamento ainda não ter presenciado um show é o Far From Alaska. A cada lançamento, a qualidade criativa da banda surpreende. Lançou este ano o disco Unlikely, onde cada música possui o nome de um animal. A escolhida para nossa lista foi a vigorosa Cobra (ok, essa frase ficou esquisita).

 

15. Diablo Blvd – Sing From The Gallows

Sing From The Gallows faz parte do disco Zero Hour, lançado pela Diablo Blvd este ano. A banda foi fundada em 2005 pelo vocalista Alex Agnew, que também é um famoso comediante stand-up na Bélgica. Curioso, não?

 

 

16. VUKOVI – La Di Da

A faixa faz parte do CD debut, que carrega o nome da banda. Vukovi também é uma banda que se conhece pouco. Trata-se de um quarteto escocês fundado em 2011.

 

 

17. Five Finger Death Punch – Trouble

Eu não procuro por problemas, eles procuram por mim, assim sempre foi, assim sempre será“. A frase inicial de do single Trouble define bastante o ano de 2017 para o vocalista do 5FDP. Ivan Moody teve que deixar temporariamente a banda devido a problemas com o álcool. Apensar dos problemas, a banda conseguiu lançar o excelente disco A Decade Of Destruction. Trouble é a canção que abre o disco.

 

18. Fire From The Gods – Voiceless

Voiceless é a faixa que apresenta o disco Narrative Retold, segundo da carreira do Fire From The Gods. O quinteto texano de metalcore tem ganhado destaque nos Estados Unidos e não deve demorar até ganhar alguma propagação na América do Sul também.

 

 

19. In This Moment – Black Wedding

Acredito que o In This Moment configura facilmente entre as melhores bandas de metal surgidas após o segundo milênio. O disco Ritual é mais uma demonstração de trabalho com excelência e a faixa Black Wedding traz a participação especial de ninguém menos que Rob Halford nos vocais.

 

 

20. Canto dos Malditos na Terra do Nunca – À Deriva

Se você é uma pessoa um pouco mais jovem que eu, talvez não tenha ouvido falar no Canto dos Malditos na Terra do Nunca. A banda baiana foi formada em 2003, conseguiu grande sucesso no país (lembro de participarem do Altas Horas, inclusive) e encerrou atividades em 2007. Nove anos depois, voltaram à ativa (com os mesmos integrantes) para lançar o ótimo disco Travessia.

 

21. Accept – Rise Of Chaos

Recentemente o guitarrista e fundador do Accept, Wolf Hoffmann, nos concedeu uma entrevista (você pode assistir clicando aqui) falando sobre não querer viver do passado como muitas bandas clássicas fazem. Nota-se que a banda fala isso à sério ao ouvir o disco Rise Of Chaos (e a ótima canção-título). Provavelmente o show mais surpreendente do ano.

 

22. Foo Fighters – The Line

O que foi dito sobre Corey Taylor na nossa indicação n° 12 pode ser repetido para falar de Dave Grohl. Integrou uma das bandas mais importantes do rock e, posteriormente, fundou outra que também chegaria ao mesmo grau de importância. O álbum Concrete And Gold, do Foo Fighters, está sendo considerado o lançamento do ano por boa parte da crítica especializada.

 

23. Hugo Mariutti – My Feelings Against My Thoughts

É comum pensar nos irmãos Mariutti e lembrar de metal melódico. Bom, se você nunca ouviu a carreira solo de Hugo, não se assuste. Tente limpar sua mente das associações naturais que ela fará. Hugo Mariutti é um fã confesso de brit pop/rock e é isso que você encontrará. O segundo disco solo, For a Simple Rainy Day, foi feito via crowdfunding. Inclusive, estivemos na primeira audição do disco para entrevistar Hugo (assista clicando aqui).

 

24. Sepultura – Machine Messiah

É claro que não poderia faltar aquela que provavelmente é a maior banda brasileira de metal de todos os tempos. O Sepultura lançou em 2017 o disco Machine Messiah, cuja faixa título é excelente. O grupo também já nos concedeu uma entrevista (veja aqui) e pretendemos realizar outra na apresentação da banda em Porto Alegre dia 16 de dezembro!

 

25. Dimmu Borgir – Progenies Of The Great Apocalypse (Forces Of The Northern Night)

Já revelei algumas vezes que não sou fã de black metal, mas abro uma enorme exceção para Dimmu Borgir. A banda (rumores apontam que visitará o Brasil em 2018!) lançou este ano o CD/DVD ao vivo Forces Of The Northern Night, com diversos clássicos da história da banda. Entre eles, uma das minhas canções favoritas, com um incrível coral substituindo os vocais de ICS Vortex.

 

26. Moonspell – Lanterna dos Afogados

A banda portuguesa Moonspell tem uma grande base de fãs no Brasil. Lançou em 2017 o disco 1755. Mas o grande destaque do álbum (ao menos para os fãs brasileiros) foi o cover da música Lanterna dos Afogados. Você imaginou que algum dia ouviria uma versão doom de uma música dos Paralamas do Sucesso?

 

 

27. Project46 – Pânico

A Project46 é uma banda que tem dominado o mercado do metal no Brasil nos últimos anos. Cada vez com mais fãs e com trabalho mais sólido, acaba de lançar o disco Tr3s (terceiro da carreira, obviamente). Mais uma banda com grande possibilidades de levar o metal brasileiro para o exterior em breve.

 

 

28. Terra Celta – Outro Lugar

Para os fãs de folk rock, Terra Celta é obrigatório. A lindíssima canção Outro Lugar foi oficialmente lançada em um videoclipe em 2016. Mas o single oficialmente foi lançado no Spotify em outubro desse ano. É outra música com grande potencial de vício, daqueles que a gente escuta diversas vezes até parecer insuportável.

 

29. Trivium – The Sin And The Sentence

Uma das melhores bandas de metalcore de todos os tempos (que migrou para o heavy metal), o Trivium lança mais um excelente disco, chamado The Sin And The Sentence. A canção título transmite a energia do disco, que merece ser ouvido do início ao fim.

 

 

30. Arch Enemy – The Eagles Flies Alone

A saída de Angela Gossow do Arch Enemy foi um grande impacto para os fãs da banda. Ela era uma imagem muito forte e que trazia boa parte da identidade do grupo. A reformulação dessa imagem sobre os ombros da beldade Alissa White-Gluz ainda está em andamento. A qualidade sonora do Arch Enemy, pelo menos, continua muito em alta. Isso pode ser percebido em todas as 13 faixas do disco Will To Power, lançado esse ano.

 

31. Liam Gallagher – Come Back to Me

E um dos irmãos mais polêmicos da Inglaterra ressurge em outro disco tremendamente aclamado. As You Are mostra em 15 canções que Liam continua afiado em suas composições.

 

 

Gostou da nossa lista? Então comece a seguir nossa playlist no Spotify imediatamente! Mês que vem ela será atualizada com mais 30 canções de 30 artistas para enriquecer seu repertório.

 

Formado em jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) desde 2014, iniciou a jornada nesse meio colaborando em diversos sites especializados em rock e heavy metal ainda em 2007. Fundador do Heavy Talk.

 
Categoria: Artigos · News
Tags:




Deixe seu comentário





0 Users Online
 
HEAVY TALK - Official Website - All Rights Reserved 2017
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com