Novembro Azul: Playlist de Combate ao Câncer
Postado em 17 de novembro de 2017 @ 07:58 | 120 views


A playlist Heavy Talk Radio deste mês homenageia grandes músicos que perdemos para a doença e outros que conseguiram arduamente vencer esta batalha.

Caso você ainda não saiba, temos uma playlist no spotify chamada Heavy Talk Radio quee você pode seguir clicando aqui. Todos os meses nós renovamos a lista com 30 canções de 30 diferentes artistas. O objetivo da playlist é mostrar a você músicas que você talvez não conheça de bandas que você talvez não conheça. As que gostar, roube para as suas playlists pessoais.

A cada mês as músicas são escolhias com uma temática diferente. Em novembro é comemorado no Brasil o Novembro Azul, que atenta os homens para exames preventivos para o câncer de próstata.

Pensando nisso (e na gravidade de doenças como esta), elaboramos uma lista para homenagear músicos fabulosos que perdemos para o câncer (de derivados tipos). E também queremos celebrar a inspiradora vitória de alguns artistas que conseguiram vencer a doença. Confira:

 

1. Dio – Don’t Talk to Strangers

Ronnie James Dio foi uma das mais carismáticas personalidades do metal. Dono de uma voz única e poderosíssima, nos deixou em 2010, vítima de câncer no estômago.

 

 

2. Motorhead – Iron Fist

O Motorhead é uma das bandas com a maior quantidade de fãs incrivelmente fieis ao redor do mundo. Muito disso por causa da emblemática figura do vocalista e baixista Lemmy Kilmister. Lemmy teve sua morte falsamente anunciada diversas vezes, até que infelizmente, o músico faleceu em 2015 devido a um agressivo câncer no cérebro e no pescoço.

 

3. David Bowie – Starman

Em 2016 o mundo perdeu um dos mais versáteis artistas de todos os tempos. David Bowie era um incrível músico, pintor e ator. Dois dias após seu aniversário e lançamento do último disco, Bowie morreu por causa de um câncer no fígado.

 

 

4. Ramones – Blitzkrieg Bop

Os Ramones são até hoje, 20 anos após o seu fim, a mais respeitada e renomada banda de punk rock do planeta. Alguns integrantes ainda seguem fazendo shows solos. Alguns deles não estão mais entre nós. Três deles devido ao câncer: Joey Ramone faleceu em 2001 por conta de um câncer linfático, Johnny Ramone em 2004 por causa do câncer de próstata e Tommy Ramone por causa de câncer no ducto biliar em 2014.

 

5. Death – Crystal Mountain

Chuck Schuldiner foi o fundador, vocalista e guitarrista da banda Death. É considerado por muitos como o pai do death metal. Em 2001, morreu com apenas 34 anos, vítima de um câncer cerebral.

 

 

6. Trees Of Eternity – My Requiem

Aleah Stanbridge foi vocalista do Trees Of Eternity e também do That Which Remains (além de sua carreira solo). Com uma voz estonteantemente bonita, Aleah faleceu em 2016 aos 39 anos de idade.

 

 

7. Kiss – Young And Wasted

Substituir um integrante fundador de uma banda clássica sempre é um desafio. Um dos casos onde o substituto foi tão aceito quanto o anterior (se não mais) foi o baterista Eric Carr, que entrou no lugar de Peter Criss no Kiss. O carismático baterista (que também cantava) faleceu em 1991 por causa de um tipo raro de câncer no coração.

 

8. Frank Zappa – Camarillo Brillo

Um dos mais importantes nomes da história do rock n’ roll e o guitarrista que é ídolo dos seus ídolos. Frank Zappa deixou sua marca com grande impacto no mundo antes de nos deixar, em 1993, por causa do câncer de próstata.

 

 

 9. The Beatles – Come Together

E já que estamos falando dos maiores nomes da história do rock, por que não falar dO maior? Ame ou odeie, nenhum artista no rock até hoje conseguiu atingir o patamar do quarteto de Liverpool. Metade deles não estão mais conosco, infelizmente. Entre eles, George Harrison, que morreu em 2001 por causa do câncer de pulmão.

 

10. Pink Floyd – See Emily Play

A maior banda de rock progressivo do planeta também teve duas baixas graças ao câncer. O guitarrista e vocalista Syd Barret, em 2006, e o tecladista e vocalista Richard Wright, em 2008

 

 

11. Deep Purple – Highway Star

A clássica banda Deep Purple perdeu em 2012 seu ex-tecladista Jon Lord, que também tocou no Whitesnake. Jon Lord faleceu após uma embolia pulmonar causada em decorrência de um câncer no pâncreas.

 

 

12. Uriah Heep – No Return

O grupo de hard rock dos anos 60 perdeu seu ex-baixista e vocalista Trevor Bolder em 2013. Bolder possui uma vasta discografia tocando com outras bandas e músicos, incluindo David Bowie. A causa de sua morte foi um câncer no pâncreas.

 

 

13. Marilyn Manson – The Beautiful People

Calma! Está tudo bem com Manson. A homenagem aqui é para o lendário baixista Daisy Berkowitz, tocou na banda de Marilyn Manson durante sete anos. O verdadeiro nome de Daisy é Scott Putesky, e ele morreu em outubro de 2017 por causa de um câncer no cólon.

 

14. The Rolling Stones – Till The Next Goodbye

Billy Preston foi um incrível músico do Soul, com uma extensa carreira solo e diversas colaborações dentro do rock n’ roll, incluindo em discos solo de George Harrison e John Lenon. Uma das bandas com a quais mais contribuiu foi os Rolling Stones, como tecladista.

 

 

15. Black Sabbath – Heaven And Hell

Na época de Ronnie James Dio como vocalista do Black Sabbath, a banda também contou com a participação do tecladista Geoff Nicholls. Recentemente, estava tocando com Tony Martin em uma banda chamada Quartz. Faleceu em fevereiro de 2017 por causa do câncer de pulmão.

 

 

16. Emerson, Lake & Palmer – Karn Evil 9 1st Impression

A banda foi formada por Keith Emerson, Greg Lake e Carl Palmer. Fez grande sucesso durante os anos 70 e voltaram à atividade nos anos 90. O último álbum de estúdio foi lançado em  1994.A banda encontrou o seu fim definitivo em 2016 após a morte de dois integrantes: Keith Emerson por suicídio e Greg Lake por causa do câncer.

 

17. Obituary – Redneck Stomp

Frank Watkins foi durante muitos anos baixista de uma das mais clássicas formações do Obituary. Em 2007 passou a tocar no Gorgoroth sob o nome Bøddel. O câncer ceifou sua vida precocemente em 2015, aos 47 anos de idade.

 

 

18. Vixen – Edge of a Broken Heart

Na transição dos anos 80 para os anos 90, a banda Vixen conseguiu seu espaço no hard rock, Composto apenas por mulheres e com uma sonoridade oitentista bem característica. A banda fez seu retorno em 2001 e, após, um novo retorno em 2013, existindo até hoje. Durante toda a trajetória, trocou de integrantes mais de 15 vezes. Mas uma das fundadoras, a guitarrista Jan Kuehnemund, esteve presente em praticamente todas as formações. Isso até o seu falecimento por conta do câncer em 2013, aos 51 anos.

 

19. Yes – Owner of a Lonely Heart

O Yes completará 50 anos de existência em 2018! E nessa longa jornada, um dos membros que esteve presente em todas as formações foi o baixista Chris Squire. Infelizmente, sua carreira foi interrompida por causa da leucemia em 2015.

 

 

20. Whitesnake – Ain’t no Love in the Heart of the City

O Whitesnake é uma das clássicas bandas de hard rock que permanecem com uma enorme quantidade de fãs por onde quer que passe. Formada por ex-membros do Deep Purple, o grupo é capitaneado pelo vocalista David Coverdale. Entre suas diversas formações contou com guitarrista Mel Galley em dois discos na década de 80. Galley faleceu em 2008 por causa de um câncer no esôfago.

 

21. Samson – Riding With The Angels

Samson foi a banda que lançou ao mundo o vocalista Bruce Dickinson, antes dele entrar para o Iron Maiden. A banda foi fundada pelo guitarrista Paul Samson, que também foi vocalista no primeiro disco da banda, antes de Bruce. Paul Samson não resistiu ao câncer e faleceu em 2002.

 

 

Gostou das indicações até aqui? Não perca tempo e siga a playlist desde já! Clique aqui. A partir de agora, homenageamos artistas que conseguiram vencer a doença.

 

22. Iron Maiden – Rainmaker

Falando em Iron Maiden e em Bruce Dickinson, ele mesmo teve uma grande luta a percorrer ao ser diagnosticado com câncer na língua. O músico fez o tratamento e conseguiu sair ileso por identificar a doença ainda no estágio inicial.

 

 

23. Black Sabbath – War Pigs

Voltando ao Black Sabbath, porém na formação clássica. Em 2011 o grupo anunciou que voltaria com 75% de seus fundadores – Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler. Em 2012, Tony Iommi descobriu um linfoma. Em 2016 descobriu que ele estava em remissão. Segundo seu médico, não é algo curável e sempre haverá o risco do câncer voltar. O guitarrista afirma que vive um dia após o outro, tentando não se preocupar com o dia de amanhã e sendo feliz no agora.

 

24. Noturnall – Nocturnal Human Side

Um item brasileiro para a lista. O vocalista Thiago Bianchi, conhecido pela segunda fase do Shaaman e pelo Noturnall, foi informado no dia das mães de 2001 que possuía um câncer terminal incurável. Foi feita uma estimativa de 6 meses de vida para o músico. Bianchi enfrentou o tratamento e permanece tocando sua carreira até hoje. Em 2016 esteve internado em estado grave, mas não teria nenhuma relação com câncer. Segundo o próprio músico, foi uma pancreatite devido ao consumo abusivo de álcool.

 

25. Rod Stewart – Maggie May

Outro dos grandes nomes clássicos da música mundial, Rod Stewart já migrou diversas vezes entre o rock e o pop. Em 1999 foi diagnosticado com câncer na tireoide. Uma cirurgia realizada em 2000 foi o suficiente para resolver o problema

 

 

26. Van Halen – Hot For Teacher

O Van Halen é um dos dinossauros do hard rock e as guitarras de Eddie Van Halen são um marco na história da música. Porém, o guitarrista teve um preço a pagar. Em 2002 um terço de sua língua foi removida para salvá-lo de um câncer. O guitarrista contou que era na área afetada que segurava com a boca suas palhetas, feitas de latão, e acredita que isso (unido ao fato de viver m estúdio, onde há emissão de energia eletromagnética constante) teve grande responsabilidade no surgimento da doença.

 

27. Behemoth – Blow Your Trumpets Gabriel

O lendário vocalista Nergal, da banda Behemoth, foi diagnosticado com leucemia em 2010. Após um intenso tratamento, realizou um transplante de medula óssea que salvou sua vida. Dois anos depois, teve a oportunidade de conhecer e agradecer pessoalmente Gregory Kite, o jovem de 25 anos que doou a medula.

 

28. Aerosmith – Sweet Emotion

Outra clássica banda que sobrevive em alta no mercado há décadas é o Aerosmith. Mas nem tudo são rosas na trajetória do quinteto norte-americano. O baixista Tom Hamilton em 2011 enfrentou um câncer na garganta bastante complicado. Os próprios médicos do músico haviam perdido a esperança. Hamilton se afastou dos palcos por algum tempo e se dedicou ao tratamento, conseguindo uma impressionante melhora.

 

29. Def Leppard – Love Bites

Aclamado pela recente passagem no Brasil, o Def Leppard coleciona histórias de superação. Não basta a heroica insistência do baterista Rick Allen em continuar tocando após perder um braço em um acidente de carro, há também o episódio de Vivian Campbell. O guitarrista foi diagnosticado com câncer em 2013. Ao superar a doença, passou por nova batalha em uma regressão em 2015. A doença está contida devido a um tratamento que Campbell se submete.

 

30. Blink182 – All The Small Things

O trio que foi febre entre os adolescentes dos anos 2000 também passou por maus bocados. Além do episódio onde o baterista Travis Barker teve boa parte de seu corpo queimado em um acidente aéreo, o guitarrista e vocalista Tom DeLonge enfrentou câncer de pele. A descoberta foi em 2010 e, como foi dagnosticado muito cedo, não foi necessário sequer passar por tratamentos agressivos como quimioterapia ou radioterapia.

 

Gostou da nossa lista? Então comece a seguir nossa playlist no Spotify imediatamente! Mês que vem ela será atualizada com mais 30 canções de 30 artistas para enriquecer seu repertório.

 

Formado em jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) desde 2014, iniciou a jornada nesse meio colaborando em diversos sites especializados em rock e heavy metal ainda em 2007. Fundador do Heavy Talk.

 
Categoria: Artigos · News
Tags:




Deixe seu comentário





0 Users Online
 
HEAVY TALK - Official Website - All Rights Reserved 2017
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com