Top Se7e: Bandas da Finlândia não tão conhecidas
Postado em 05 de março de 2017 @ 12:18 | 559 views


A Finlândia é, sem sombras de dúvidas, o país com o maior número de bandas de metal e rock que existe na Terra. Essa afirmação foi até mesmo comprovada em um estudo recente. O fato do país possuir pouco mais de 5 milhões de habitantes faz o feito ser ainda mais relevante. Bandas famosas da cena metal internacional, como Nightwish, HIM, Children Of Bodom, Stratovarius, Apocalyptica e outras dezenas, acabam por vezes ofuscando outras excelentes bandas dessa terra nórdica.

 

Apesar de atualmente o país estar passando por uma forte cena musical de hip-hop e rap, ainda é possível ligar o rádio ou a televisão e se deparar com alguma banda de rock ou metal ocupando o seu lugar ao sol no cena local. E o fato do país ainda respirar o estilo rock faz com que seja um pouco difícil exportar todas as bandas, pois muitas ainda possuem uma grande cena local para explorar. Nesta lista, falaremos de algumas bandas da Finlândia que não atingiram sucesso global, mas são muito conhecidas no próprio país (ou em alguns lugares específicos do mundo).

 

7. MAJ KARMA

Harjavalta, 1992-Atualmente.
SELO: Sony Music Finland
Fundada na cidade de Harjavalta, em 1992, Maj Karma é um do grandes nomes do rock nacional finlandês cantado em finlandês.

Foto promocional em preto e branco da banda Maj KarmaPhoto by: Marek Saboga

Famosa pelo seu excêntrico e misterioso vocalista, Herra Ylppö, a banda já teve alguns hiatos na carreira, que originaram a carreira solo de Herra Ylppö & Ihmiset.
Com a volta da formação clássica em 2015, e o lançamento de Peltisydän, a banda voltou a ganhar holofotes, principalmente com seus belos videoclipes. Com um som bem característico de rock/pop e um pouco de alternativo, a banda seria o mesmo que o nosso Ira!, em questões de sonoridade.

 

Puumiekka
Directed by: Herra Ylppö & Sami Joensuu
Peltisydän (2016) via Sony Music Finland
REDES SOCIAIS:
https://www.facebook.com/majkarma
https://www.instagram.com/maj_karma

6. STAM1NA

Lemi, 1996-Atualmente.
SELO: Sakara Records/Sony Music Finland
Vindos da pequena cidade de Lemi, Stam1na é o atual nome do momento na cena metal finlandesa.

Foto promocional em preto e branco da banda Stamina

Photo by: Teemu Leinonen

Liderados pelo sarcástico vocalista (e extremamente engraçado), Antti ”Hyrde” Hyyrynen, Stam1na possui uma sonoridade moderna, mesclando o thrash metal clássico com o progressivo atual. Seu último disco, o ótimo Elokuutio, ganhou o Emma Gaala (equivalente ao Grammy na Finlândia) de melhor disco de rock esse ano, batendo nomes como o renomado Sonata Arctica! Destaque para os videoclipes da banda, sempre focados em alguma cena cômica. Apesar de cantarem em Finlandês, já estão ganhando força na Europa, tocando recentemente no cruzeiro 70.000 Tons of Metal!

 

Kuudet Raamit
Directed by: Tuomas Petsalo
Elokkutio (2016) via Sakara Records
REDES SOCIAIS:
https://www.facebook.com/Stam1naOfficial
https://www.instagram.com/stam1na_official/

5. DANIEL LIONEYE

Helsinki, 2001-Atualmente.
SELO: The End Records
Quando se fala em Finlândia e metal, logo surgirá alguém com um heartagram tatuado, e tudo graças ao Love Metal que a banda liderada por Ville Valo ganhou ao redor do mundo. O que muitos não contavam, é que no começo dos anos 2000, uma nova banda surgiria com alguns integrantes do HIM, sendo que o vocalista e líder é ninguém menos que Linde, o famoso guitarrista dos dreads!

Foto promocional da banda Daniel Lioneye

Photo by: AJ Savolainen

Começou como um projeto hard rock e com Ville e Migé ajudando a formar ao trio. De lá pra cá a banda ganhou novas adições, como o excelente e técnico baterista, Seppo Tarvainen, e Janne Puurtinen, o tecladista do HIM. O terceiro disco da banda, Vol. III, saiu em Agosto de 2016, e trouxe o quarteto consolidado em uma mistura de stoner melódico. Apesar da boa receptividade, Daniel Lioneye (que é um dos apelidos do guitarrista) não consegue emplacar tours ao redor do mundo, mas segue sendo uma boa alternativa para quem curte algo mais pesado em relação ao Love Metal.

 

Aetherside
Directed by: Matti Penttilä
Vol. III (2016) via The End Records
REDES SOCIAIS:
https://www.facebook.com/daniellioneye

4. POETS OF THE FALL

Helsinki, 2003-Atualmente.
SELO: Playground Music
Alguns grupos tem a capacidade de serem extremamente agradáveis aos ouvidos, independente do gosto do ouvinte, e sim, o Poets Of The Fall é um desses!

Foto promocional da banda Poets Of The Fall

Photo by: Tero Ahonen

Diretamente da capital Helsinki, a banda tem uma das mais curiosas histórias sobre seu precoce sucesso na metade dos anos 2000. Caso você seja um fã de games, e já tenha jogado algum jogo da Remedy, como Alan Wake, Quantum Break, ou a aclamada série Max Payne, saiba que provavelmente você já ouviu alguma canção do Poets Of The Fall. O vocalista Marko Saaresto é amigo de longa data do diretor-criativo da Remedy, Sami Järvi, mais conhecido como Sam Lake, ou ainda mais conhecido como Max Payne! E foi através dessa amizade que a banda lançou a música tema do jogo, Late Goodbye para Max Payne II. Depois disso o grupo alcançou o estrelato nacional, além de alguns países na Europa. A banda possui fortes laços com “design”, muito pelo vocalista ter trabalhado durante anos na área, e em virtude dessas habilidades, seus videoclipes e as capas dos discos costumam ser bem executados. Destaque para Clearview, sétimo disco da banda lançado em 2016, trazendo a força característica do pop/rock do Poets Of The Fall.

 

Drama For Life
Directed by: Saku Perintö
Clearview (2016) via Playground Music
REDES SOCIAIS:
https://www.facebook.com/poetsofthefall
https://www.instagram.com/poetsofthefallband

3. VON HERTZEN BROTHERS

Helsinki, 2000-Atualmente.
SELO: Universal Music Finland/Spinefarm Records
Muitos grupos clássicos do rock tem ou tinham irmãos na sua formação, como Van Halen, Sepultura, Lynyrd Skynyrd, Stone Temple Pilots etc… E por que não um trio de irmãos tocando um rock alternativo diretamente da gelada Helsinki?

Foto promocional da banda Hertzen Brothers

Photo by: Ville Juurikkala

Dentre todas as bandas citadas, o Von Hertzen é um dos grupos que frequenta o mainstream musical como um todo. Juntando três nomes fortes da cena rock nacional, os irmãos decidiram montar o trio no final dos anos 90, sempre com pitadas de folk em cada lançamento. Em suas próprias palavras, o Von Hertzen Brothers pode ser descrito como “uma banda que soa como Foo Fighters tocando os hits do Pink Floyd, depois de passar anos na Índia cantando músicas do Beach Boys“. Von Hertzen Brothers segue lançando trabalhos com alto nível de qualidade e é mais uma banda que trabalha forte o visual, como no videoclipe Hold Me Up do disco New Day Rising, lançado em 2015.

 

Hold Me Up
Directed by: Kie von Hertzen
New Day Rising (2015) via Universal Music Finland
REDES SOCIAIS:
https://www.facebook.com/vonhertzenbrothersofficial
https://www.instagram.com/vonhertzenbrothers

2. SWALLOW THE SUN

Jyväskylä, 2000-Atualmente.
SELO: Century Media/Spinefarm Records
Se a Finlândia é famosa por exportar nomes do metal alternativo, é ainda mais famosa por ser o berço de bandas de doom e death metal melódico, como é o caso do Swallow The Sun.

Foto promocional em preto e branco da banda Swallow The Sun

Photo by: Jussi Ratilainen

Seguindo a mesma linha de grandes nomes como Katatonia e Opeth, a banda teve por vários anos um dos melhores instrumentistas de todo o lado nórdico da Europa, o baterista Kai Hahto! Infelizmente, Kai precisou sair da banda quando aceitou o convite para substituir Jukka Nevalainen no Nightwish. Apesar da troca significativa na formação da banda, o grupo segue forte depois do lançamento de seu último disco, Songs From The North I, II & III que saiu no ano passado, divulgando o doom de extrema qualidade desse sexteto.

 

Rooms and Shadows
Directed by: Vesa Ranta
Songs from the North I, II & III (2015) via Century Media
REDES SOCIAIS:
https://www.facebook.com/swallowthesun
https://www.instagram.com/swallowthesunofficial

1. TAROT

Kuopio, 1982-Atualmente.
SELO: King Foo Entertainment/Nuclear Blast
Sim, o Tarot tem uma certa relevância fora da Finlândia, mas nunca alcançou o patamar que merece, infelizmente.

Foto promocional em preto e branco da banda Tarot

Photo by: Denis Goria

Conhecida basicamente por ser a banda que o baixista/vocalista Marco Hietala montou ao lado de seu irmão Zachary no começo da década de 80, a banda começou a ter uma certa fama internacional somente após a entrada de Marco no Nightwish na década passada. Apesar de não terem a mesma fama que grupos mais novos como Apocalyptica ou Children of Bodom, os irmãos Hietala foram precursores com a fundação do Tarot na cidade de Kuopio em plena década de 80. Até hoje eles são extremamente respeitados no país, mas nunca conseguiu alavancar ao estrelato internacional em virtude de Marco ser exclusivo do Nightwish quando o grupo sinfônico está em atividade. Apesar desse impasse, foi durante os anos 2000 que a banda lançou dois de seus melhores discos, Suffer Our Pleasures de 2003 e Crows Fly Back em 2006. Infelizmente depois do lançamento de Gravity Of Light em 2010, o grupo fez poucos shows de divulgação (incluindo o Brasil) ao redor do mundo e logo teve que parar em virtude dos compromissos com o Nightwish, e o hiato tem tudo para ser ainda maior, pois no final do ano passado o baterista original, Pecu Cinnari, veio a falecer, deixando o futuro da banda sem um horizonte.

 

I Walk Forever
Directed by: Ville Lipiäinen
Gravity of Light (2010) via Nuclear Blast
REDES SOCIAIS:
https://www.facebook.com/tarot

 

E esses foram os sete grupos da Finlândia que escolhemos para essa primeira lista! Esperamos que tenham gostado das dicas! Uma das maneiras de acompanhar noso trabalho e continuar nos incentivando é curtindo nossa página no facebook. Basta clicar aqui!

 

Aspirante a jornalista, além de ser designer e escritor. Trabalha como roteirista/apresentador no Heavy Talk e como administrador/editor no HIM Brasil. Grande pesquisador do metal nacional e principalmente do metal finlandês. Força Sempre!

 
Categoria: Artigos · News
Tags:




Deixe seu comentário





0 Users Online
 
HEAVY TALK - Official Website - All Rights Reserved 2017
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com