Stratovarius, Sonata Arctica e clássicos celebrados na Blackoustic
Postado em 25 de abril de 2018 @ 11:00 | 3.123 views


Timo Kotipelto e Jani Liimatainen visitaram a América do Sul para uma extensa turnê celebrando suas carreiras através do show Blackoustic.

O Blackoustic é um projeto acústico desenvolvido por Timo Kotipelto (vocalista do Stratovarius) e Jani Liimatainen (ex-guitarrista do Sonata Arctica). A parceria resultou em um álbum gravado em 2012. O álbum resultou na possibilidade de uma turnê acústica. E o Brasil foi um dos países agraciados com três apresentações. Nós estivemos na última delas, em Porto Alegre.

Organizado pela sempre excelente Abstratti Produtora, o show aconteceu no Teatro SESC. Espaço onde, até então, nunca havíamos visitado para assistir a um show. O ambiente era tão intimista que, literalmente, não havia palco. Os músicos estavam no mesmo nível (espacialmente falando) dos espectadores da primeira fileira de cadeiras. Se engana quem acha que isso reduziu a grandeza dos músicos de alguma forma.

Os aproximadamente 100 fãs foram agraciados com uma apresentação que permitia grande proximidade. Desde o momento em que entraram em palco, as brincadeiras e interações de Timo e Jani com o público foram muito frequentes.

O show em si diverge opiniões. É impossível ignorar que um show acústico carrega consigo uma natural redução de energia comparado ao que seria com uma banda. Portanto, tudo foi muito mais leve do que um show de metal costuma proporcionar. Há, porém, a vantagem de ouvir com muito mais clareza as vozes de Kotipelto e Liimatainen.

O vocalista do Stratovarius falha algumas vezes a administra muito bem seus agudos para evitar desgastes. Mas possui seus momentos de glória. A interpretação de “Perfect Strangers“, cover de Deep Purple, impressionou e arrancou grande vibração dos presentes. Jani também surpreendeu vocalmente. Cadenciando o backing vocal com a performance de Kotipelto, muitas vezes esteve em maior evidência na inevitável comparação.

Entretanto, é inegável que o show é tremendamente divertido. Os erros técnicos fazem parte do show e são ponto de partida para que a própria dupla zombe de si mesma. Com muito carisma, simpatia e ritmo para o humor, sem dúvidas é uma apresentação que vale cada centavo pago no ingresso (embora a dupla brinque que não). Veja abaixo nosso vídeo cobrindo a apresentação do Blackoustic em Porto Alegre:

 

 

Além de “Perfect Strangers“, o setlist contou com outros clássicos como “Holy Diver“, de Dio, “The Final Countdown“, do Europe (que resulta em uma das melhores piadas da apresentação) e “The Trooper“, do Iron Maiden. Nas canções autorais, apenas uma passagem pelo Sonata Arctica através da canção “My Selene“. Já do Stratovarius, diversos clássicos como “Black Diamond“, “Forever“, “Paradise” e “Hunting High and Low“.

Entre as autorais em conjunto da dupla, apresentaram “I Will Build You a Rome“, do Cain’s Offering (outra banda formada por Timo e Jani). Veja abaixo a galeria de fotos do show, por Day Montenegro.

 

Quer receber mais matérias sobre coberturas de shows? Deixe seu nome e e-mail abaixo!

 

 

Formado em jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) desde 2014, iniciou a jornada nesse meio colaborando em diversos sites especializados em rock e heavy metal ainda em 2007. Fundador do Heavy Talk.

 
Categoria: News · Resenhas
Tags:




Deixe seu comentário





0 Users Online
 
HEAVY TALK - Official Website - All Rights Reserved 2017
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com